Gospel Prime Noticias Gospel Musicas Gospel Videos Gospel Letras Gospel Cifras Gospel Biblia Online Estudos Artigos

Prefácio à primeira edição da obra “Eleição Condicional”

por · novembro 8, 2016

Por Zwinglio Rodrigues

TITILLO, Thiago. Eleição Condicional. São Paulo: Editora Reflexão, 2015, p. 9-10 (adquira aqui).

“Concordo com o religioso dominicano Henri Lacordeire que disse existirem três coisas das quais o homem precisa para ser feliz: “benção divina, livros e amigos”. Livros nos torna felizes! Se o livro for bom, como os escritos por Thiago Titillo, mais ainda.

Titillo é um dos novos escritores que desponta no cenário evangélico digno de ser lido. Sua habilidade de escrita é flagrante. Há objetividade, fluidez, consistência, profundidade, instigação, características, entre outras, consideradas essenciais a um livro. Meu primeiro contato com essa verve do autor ocorreu com a leitura de seu primeiro e primoroso trabalho A Gênese da Predestinação na História da Teologia Cristã, ao qual está conectado este livro que prefacio, embora este último faça parte de outro projeto.

Nessa obra, o autor discute a doutrina bíblica da eleição defendendo uma perspectiva arminiana. Ele faz isso de modo preciso. Evoca teólogos patrísticos, calvinistas, arminianos, e até liberais como Rudolf Bultmann; chama para a discussão o historiador judeu Flávio Josefo; vai aos lexicógrafos e seus trabalhos para discutir termos gregos; visita dicionários teológicos e, mais importante, satura seu opúsculo com referências bíblicas.

O percurso desse estudo é feito pelas seguintes estradas: eleição e predestinação; a eleição de Jesus Cristo; a eleição de Israel; a eleição da Igreja; a eleição de indivíduos e, uma análise de passagens difíceis das Escrituras. Esta organização proposta pelo autor põe o livro em uma estrutura didática interessante, pois como está posta a sequência dos títulos, fica mais fácil para o leitor traduzir com clareza a abordagem bíblica sobre o tema eleição condicional.

Nesse diapasão da qualidade didática dessa pesquisa, devo realçar também o poder de síntese de Titillo. O estadista inglês Winston Churchill disse: “As palavras antigas são as melhores; as breves, as melhores de todas.” Posso deduzir dessa fala de Churchill que também faz parte de seu pensamento exaltar a capacidade de dizer muito, escrevendo pouco. Titillo falou consigo mesmo, e com a multidão que o lerá, o essencial sobre a doutrina da eleição condicional em palavras, frases, orações e períodos breves. Esse é um mérito do autor já notado por mim desde a leitura de seu primeiro trabalho. Isso é uma dádiva para qualquer leitor.

Findada a leitura desse trabalho, não tive dúvidas sobre seu valor no tocante à grande contribuição a ser dada ao movimento arminiano no Brasil. Acadêmicos em teologia, professores, seminaristas e outros estudiosos, bem como o leitor iniciante nos estudos teológicos, poderão ser enriquecidos pelo corpus deste livro.

Desse modo, recomendo a leitura de Eleição Condicional na esperança de que seja alargado o conhecimento bíblico do leitor no tocante à doutrina da eleição. Soli Deo Gloria!”

Zwinglio Alves Rodrigues
Professor e escritor.

Relacionados

Categoria * Geral *, Arminianismo